Você está passando por crises de ansiedade durante a quarentena? Não precisa se preocupar, é comum que em uma situação tão delicada alguns sentimentos sejam mais aflorados. No entanto, é preciso precaver para que casos indesejáveis não ocorram.
Antes mesmo do Coronavírus aparecer no Brasil, já éramos considerados uma população ansiosa. De acordo com a
OMS,
mais de 18 milhões de brasileiros convivem com o transtorno diariamente. Nesse caso, as pessoas que fazem parte dessa lista possuem sintomas graves, necessitando, inclusive, do uso de medicação especializada.
Por agora,
a maior recomendação é ficar em casa o máximo possível. Na contramão, passar tanto tempo em um espaço pode acarretar em pensamentos ansiosos. Por isso,
é imprescindível cuidar da saúde mental constantemente.
Quer conhecer algumas maneiras de contornar os sintomas da ansiedade durante a quarentena? A
escutaaqui apresenta 5! Continue a leitura para descobrir mais:
Nesse artigo, já contamos um pouco sobre o que é transtorno de ansiedade. Para contextualizar, pode ser entendido como uma emoção normal ao ser humano, e surge comumente ao enfrentarmos situações estressantes.
Os principais sintomas são:
Em tempos de pandemia, os seus sintomas podem aparecer com mais frequência porque tudo parece muito incerto. Afinal,
como saber quando sairemos dessa situação? Ou até mesmo como saber quais as consequências?
Toda essa pressão culmina em
ansiedade e também frustração. Aqui, é importante frisar que o quadro de ansiedade, quando não é crônico, é passageiro. Dessa forma, dicas práticas podem ser boas aliadas. Confira no próximo tópico.
Chegamos ao ponto alto deste artigo. Sem mais delongas, confira logo abaixo:
A todo momento somos bombardeados de novas informações a respeito da quarentena. Algumas são positivas, outras podem despertar gatilhos. Dessa forma, tente criar um filtro para que a ansiedade e frustração não sejam recorrentes.
Uma boa dica é saber quais ações positivas estão sendo tomadas ao redor do mundo. Assim, um sentimento de esperança e calmaria é cultivado.
Como citado anteriormente, não sair de casa é a recomendação nº1 dos órgãos de saúde. Isso inclui não entrar em contato físico com vários amigos e familiares. No entanto, a tecnologia fez que com continuássemos pertos, mesmo longes.
Durante o seu dia a dia,
reserve um tempo com as pessoas que você ama para contar as novidades e jogar conversa para o ar. Em poucos minutos, perceberá como o seu humor mudará.
Essa dica é de extrema importância. Quando falamos de fazer o bem para a mente, citamos a importância de sessões de terapia online - já que não podemos sair de casa. Aos poucos, o seu psicológico ficará mais saudável. Não deixe de realizar sessões constantes, mesmo na quarentena.
Quando falamos do bem para o corpo, pontua-se, principalmente, o combo de
boa alimentação com atividades físicas regulares. Tente movimentar o corpo, mesmo que por alguns minutos durante o dia. Para complementar, não retire do seu cardápio alimentos saudáveis e deliciosos.
Ah,
faça tudo no seu ritmo, ok? A intenção aqui não é ceder a padrões estéticos. Procure ajuda de um nutricionista e preparador físico nesse processo.
Uma rotina faz com que a nossa própria mente fique mais organizada. Tente criar uma de acordo com as suas atividade rotineiras, adicionando tanto as obrigatórias, quanto aquelas que não precisam de um roteiro.
Essa última dica, mas não menos importante, deve ser realizada a qualquer custo. Realizar atividades que nos trazem prazer resulta na diminuição da ansiedade. Seja fazendo um simples crochê ou aprendendo uma língua nova, não subestime o bem que essas simples ações podem trazer.
Quer entender mais como aliviar a ansiedade durante a quarentena? A
escutaaqui
já está pronta para escutar você.
Venha bater um papo conosco!