Existem várias formas de conhecer mais sobre a psicologia, uma dela é assistindo obras da 7ª arte. Isso mesmo! É possível aprender mais sobre a profissão em si ou sobre distúrbios psicológicos por meio do cinema. Por isso, hoje, apresentamos 5 filmes sobre psicologia.
Óbvio que essas obras não retratam, de fato, o estudo da psicologia ou até mesmo como distúrbios podem ser desenvolvidos. No entanto, é possível entender como a mente pode transformar e agir na vida desses personagens - assim como pode acontecer na vida real.
Sem mais delongas, pegue a sua pipoca e reserve um tempo para conferir todas as obras listadas abaixo:
Um homem deprimido que sofre de insônia, o Jack, conhece um estranho vendedor chamado Tyler Durden e se vê morando em uma casa suja depois que seu perfeito apartamento é destruído. A dupla forma um clube com regras rígidas onde homens lutam. A parceria perfeita é comprometida quando uma mulher, Marla, atrai a atenção de Tyler.
No entanto, um certo
plot twist no meio para o final do filme demonstra que Jack possui uma
dualidade de personalidade, um distúrbio grave de
bipolaridade. Mesmo descobrindo que sua mente inventa Tyler, será difícil sair da grande armadilha que ele próprio se pôs.
Com a mudança para uma nova cidade, as emoções de Riley, que tem apenas 11 anos de idade, ficam extremamente agitadas. Uma confusão na sala de controle do seu cérebro deixa a Alegria e a Tristeza de fora, afetando a vida de Riley radicalmente.
O mais interessante de Divertida Mente é
o fato de todos os personagens perceberem que a Riley precisa ter todas as emoções para viver bem. Ou seja, o excesso de uma ou a falta de outra pode ocasionar problemas graves, como: hiperatividade,
ansiedade, depressão, etc.
Norman Bates é um dos personagens mais interessantes para serem analisados em todo o cinema de Hitchcock. Bates é o gerente de um hotel na estrada, ao lado de sua mãe, que parece dominá-lo completamente. Quando uma criminosa aluga um quarto durante uma fuga, um assassinato abala o hotel e atrai a atenção da polícia.
Psicose é tido como um clássico do cinema, e retrata, por meio do suspense, o
transtorno dissociativo de identidade vivido pelo ator principal. Esse transtorno geralmente é uma reação a um trauma como forma de ajudar uma pessoa a evitar memórias ruins.
Clarice Starling, uma das melhores estudantes da academia de treinamento do FBI. Jack Crawford quer que Clarice entreviste o Dr. Hannibal Lecter, um psiquiatra brilhante e também um psicopata violento, que cumpre prisão perpétua por vários atos de assassinato e canibalismo.
Crawford acredita que Lecter pode ter uma visão em um caso e que Starling, como uma mulher jovem e atraente, pode ser a isca para atraí-lo.
Durante os seus 118 minutos, é passado
como funciona a cabeça dos seriais killers, seres capazes de quebrar a barreira da empatia e da dor apenas pelo simples desejo de matar.
Depois de uma fase difícil de sua vida, Pat Solitano Jr. está disposto a seguir em frente e reconquistar sua ex-mulher. Através de amigos, ele conhece Tiffany, que lhe promete ajuda na tarefa da reconquista. Uma inesperada ligação começa a uni-los.
O que sucede é que ambos sofrem de
autismo, um transtorno de desenvolvimento grave que prejudica a capacidade de se comunicar e interagir. Assim, a comunicação e interação social dos protagonistas são prejudicadas, o que rende cenas engraçadas e comoventes.
Gostou de conhecer alguns filmes sobre psicologia?
Não deixe de nos seguir no Instagram para receber ainda mais novidades!