A nossa saúde mental funciona igual aos músculos do nosso corpo; devemos estimulá-la para que ela cresça e se torne resistente. Na correria do dia a dia, sempre estamos focados no trabalho, familiares, casa, dívidas… você concede essa mesma atenção ao seu psicológico?
Muitas pessoas utilizam as frases “não tenho depressão” ou até mesmo “não sou louco” para evitar esse tipo de ajuda. Mas, na realidade, ter um profissional acompanhando nossa saúde mental é imprescindível em qualquer caso. Independente da faixa etária ou até mesmo renda financeira.
Pensando nisso, a
escutaaqui preparou esse artigo exclusivo, descrevendo quais são as melhores dicas para estimular ainda mais a sua saúde mental. Prendemos a sua atenção até aqui? Ótimo! Continue a leitura para conferir mais!
O principal objetivo da sessão de terapia online é auxiliar na mudança de um comportamento, sentimento ou pensamento que esteja impedindo a pessoa de perceber a vida em sua forma real.
Quando são realizadas periodicamente, é possível ter uma evolução detalhada de um certo tratamento. Além de, claro, criar um vínculo de confiança entre o profissional psicólogo e paciente.
Em tempos de pandemia, é imprescindível que as
sessões de terapia sejam realizadas 100% online, preservando a saúde física de todos. Apesar do meio de transmissão mudar, os objetivos finais e metodologias serão os mesmos.
Uma boa saída é recorrer aos profissionais que oferecem atendimento social. Para contextualizar, esse atendimento ocorre da mesma forma que os demais, no entanto, é cobrado um valor menor, justamente para atender a sociedade mais carente.
A
escutaaqui pratica nesse tipo de atendimento. Acreditamos que nossa vida só faz sentido, se ajudarmos as pessoas a verem sentido nas delas, e com isso, só vamos alcançar esse propósito proporcionando inclusão.
Além disso, a cada sessão paga, uma é doada!
Na nossa rotina, como citado anteriormente, estamos sempre focados em coisas práticas, para sanar pendências recorrentes. No meio do caminho, deixamos de fazer coisas que amamos. Ou seja, esquecemos dos nossos hobbies.
Desde cantar ou até mesmo bordar, os hobbies fazem com que a nossa mente seja levada para um lugar confortável e seguro. Assim,
deixá-los de lado pode ser extremamente danoso.
Reserve um tempo para você e para fazer aquilo que mais ama.
Nada melhor do que estar bem juntinho das pessoas que amamos, correto? Além de proporcionar momentos ímpares, essa pequena ação podem diminuir os sintomas de distúrbios mentais, como a ansiedade e depressão.
Com a pandemia as distâncias encontraram uma nova barreira, mas a tecnologia está aqui para nos servir. Caso esteja sentindo saudades de alguém que faz tão bem para a sua saúde mental, não deixe de realizar uma chamada de vídeo e de oferecer abraços virtuais.
A saúde do corpo também impacta na saúde mental. Ao exercer hábitos saudáveis, a sua mente estará mais saudável. Escolher bem os seus alimentos e realizar atividades físicas são boas opções.
Ah,
mas não se esqueça de fazer tudo no seu ritmo. Não force o seu corpo a um padrão imposto. A ajuda dos profissionais de saúde também é indispensável.
A nossa mente precisa de pequenos “breaks” diários. Aqueles momentos em que as preocupações somem, dando espaço para a calmaria.
Se você acredita estar muito estressado ultimamente,
tente dar a si mesmo um tempinho. Essa pausa pode ser acompanhada de uma boa música, um lugar tranquilo e até mesmo um livro especial.
A escutaaqui já possui um time mais que especial para fortalecer a sua saúde mental. Não hesite em solicitar ajuda, estamos aqui para e por você! Quer saber como?
Vem bater um papo conosco!