Você costuma ser uma pessoa muito estressada? Essa reação do corpo ocorre quando somos expostos a situações desagradáveis. Quando o estresse ocorre de maneira moderada não há nenhum problema, os danos começam quando, em excesso, prejudicam nossa saúde física e mental.
E, acredite, qualquer ocasião pode nos causar estresse, seja em casa, no trabalho, em uma conversa com os amigos, ou até mesmo durante a quarentena.
Apesar de ser uma reação interna, pode impactar no externo, uma vez que pessoas estressadas tendem a cometer ações mais violentas. Nesses casos, é imprescindível tomar cuidado e respirar bem fundo para que atos errôneos não ocorram.
Quer saber um pouco mais quais são as causas e sintomas do estresse? A escutaaqui te conta, basta seguir com a leitura!
O estresse pode ser definido como uma resposta do organismo — seja ela física ou mental — a um evento inoportuno ou que causa certo. Essa resposta libera uma série de reações químicas no seu organismo, o que provoca sintomas fisiológicos e psicológicos — falaremos melhor delas à frente.
É comum que o nosso organismo passe por diversos tipos de alterações durante nosso dia a dia. Afinal, as nossas emoções não são constantes, mas, sim, mutáveis. Isso ocorre quando cérebro entende alguma atividade como ameaçadora ou que cause pressão, denominada Síndrome Geral de Adaptação ao Estresse.
Essas alterações no organismos podem ser muito positivas, como por exemplo: se alguém está passando por períodos de pressão no trabalho, o cérebro percebe e responde com alterações que ajudarão o indivíduo a concluir suas atividades com eficiência.
Porém, se a pressão persistir por um longo tempo, as alterações benéficas passam a ser prejudiciais, manifestando-se no organismo de formas patológicas e com sintomas como dores de cabeça e dores de estômago.
Além das causas citadas acima, outros fatores podem piorar o quadro de estresse, como produtos com cafeína, consumir tabaco e álcool.
O estresse pode ser de difícil reconhecimento e aparecer através de sensações como medo, desconforto, preocupação, irritação, raiva, frustração, indignação e nervoso. No entanto, existem alguns sintomas físicos de pessoas que estão passando por um período estressante. Confira abaixo os principais:
Sintomas físicos:
Sintomas psicológicos
O estresse pode ser classificado em três tipos: crônicos, cotidianos e traumáticas. Confira a diferença de cada um:
Esse tipo ocorre quando um acontecimento se estende além do esperado, passando a sensação que nunca passará. Exemplos: problemas no casamento, problemas físicos que causam estresse.
É o mais usual e o mais propício de ocorrer repetidas vezes durante o dia. É ocasionado por situações distintas e cotidianas. Exemplos: problemas no trabalho, problemas na hora de pagar uma conta.
Esse estresse é um dos mais graves, acontecendo quando a capacidade de superação exige muito do indivíduo. Exemplo: a perda de um ente querido.
Primeiramente, antes de partir para prevenções mais severas, é indispensável consultar um psicólogo. Esse profissional será o responsável por dizer qual o tipo de tratamento mais adequado, principalmente aqueles que exigem uso de medicamento oral.
No entanto, existem bons hábitos que colaboram na diminuição do estresse diário. Ao praticá-los você estará contribuindo para a sua saúde física e mental. São eles:
Este conteúdo foi útil para você? Apesar do estresse ser uma reação comum do corpo, em excesso pode acarretar em doenças físicas e psicológicas. Em todos os casos, não hesite a procura de um profissional da psicologia.
A escutaaqui pode auxiliar nesse processo. Quer saber como? Clique aqui para bater um papo conosco!